33.2 C
Franca
setembro 7, 2024
AgriculturaNotícias

Federação dos Cafeicultores do Cerrado capta R$1,6 milhão para investimento na bacia do Córrego Feio, em Patrocínio – MG

Patrocínio é o município com a maior produção de café do Brasil, são em média 1 milhão de sacas de 60 quilos colhidas por ano. A cidade está dentro do território demarcado da única Denominação de Origem para cafés no Brasil, a Região do Cerrado Mineiro, que tem a Federação dos Cafeicultores do Cerrado como entidade que promove, controla e representa a Região.

É neste município que acontecem as ações piloto do Consórcio Cerrado das Águas, mais especificamente na bacia do Córrego Feio, manancial que abastece a população e também é usado na agricultura e pecuária.

Através do “Critical Ecosystem Partnership Fund” – CEPF (Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos, em tradução livre) o Consórcio recebeu um aporte financeiro de U$400 mil, cerca de R$1.6 milhão para ser investido na Bacia.

O recurso será utilizado no “Programa de Investimento no Produtor Consciente” – PIPC, que visa preparar a bacia e os produtores inseridos nela, para os efeitos das mudanças climáticas. O recurso será investido em 3 frentes: restauração de áreas de preservação permanente, práticas agropecuárias climaticamente inteligentes e gestão efetiva dos recursos hídricos. Com isso, espera-se que os produtores que estão inseridos na bacia estejam aptos e resilientes às mudanças climáticas, mantendo a cafeicultura e a pecuária dentro de padrões mundiais de sustentabilidade.

O consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma multissetorial que objetiva  reunir atores de importantes cadeias produtivas no Cerrado, afim de que estes possam trabalhar juntos para a manutenção dos serviços ecossistêmicos dos quais dependem. Fazem parte do Consórcio a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Nespresso, Lavazza, Nestlé, ONG Cervivo e Cooxupé. A iniciativa conta com o apoio da Imaflora, IUCN, Daepa, Unicerp, Emater e Conservation International.

Criado em 2015 o Consórcio, que tem a Federação dos Cafeicultores do Cerrado como secretaria executiva, já mapeou todos os produtores da Bacia do Córrego Feio, a fim de elaborar as estratégias que seriam aplicadas. O mapeamento analisou quais partes da bacia estão mais degradadas, requerendo uma maior atenção e quais já possuem alguma ação de preservação. Todos os produtores ali inseridos foram visitados e entrevistados. Este diagnósticos foi feito pelo Imaflora, em parceria com a Cervivo.

É importante frisar que este é um projeto piloto, e seu modelo pode ser replicado para outras bacias e projetos da Região do Cerrado Mineiro e engajar novas cadeias produtivas.

O Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, destaca a importância do Consórcio Cerrado das Águas para o Cerrado Mineiro. “A Federação dos Cafeicultores do Cerrado tem apoiado o Consórcio Cerrado das Águas desde a sua incepção e o PIPC coroa nossos esforços e compromisso com a sustentabilidade da produção na Bacia e com a distribuição da água no município. O Programa de Investimento no Produtor Consciente é uma plataforma de serviços especializados para os produtores que querem mitigar os riscos climáticos e garantir a qualidade do seu produto, seja ele café ou leite. Somos os primeiros a testa este modelo. O Cerrado Mineiro sai na frente e inova mais uma vez” – finalizou Tarabal.

Recurso de torrefadores mundiais 

Além dos recursos captados através do CEPF, o projeto contará ainda com recursos que serão investidos por alguns dos maiores torrefadores de café do mundo que são no momento Nestlé, Nespresso e Lavazza que juntas investirão por ano, nos próximos três anos, U$70 mil.

Sobre o Critical Ecosystem Partnership Fund

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) é um programa global que fornece financiamento e assistência técnica a organizações não-governamentais e outros parceiros do setor privado para proteger ecossistemas críticos. Eles se concentram nos hotspots de biodiversidade, as áreas biologicamente mais ricas e mais ameaçadas da Terra. O CEPF é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Européia, Global Environment Facility, Governo do Japão, Fundação MacArthur e Banco Mundial.

Fonte:

Related posts

Desempenho do frango, boi e suíno vivos em janeiro de 2020

Fabrício Guimarães

Demanda por milho está saindo do Brasil?

Fabrício Guimarães

Governo prorroga prazo de entrega da declaração do IR

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais