24.7 C
Franca
setembro 7, 2024
AgriculturaNotícias

CONSUMO DIÁRIO DE CAFÉ PREVINE DOENÇAS NO FÍGADO

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Contudo, as recomendações afirmam que o exagero pode gerar problemas como enxaqueca, refluxo e insônia. Para nos trazer de volta aos benefícios do grão, um estudo publicado no periódioco acadêmico Journal of Hepatology aponta que a cafeína pode ajudar na proteção do fígado, prevenindo uma série de doenças degenerativas.

Realizada por cientistas da Universidade Erasmus, em Rotterdam, na Holanda, a pesquisa analisou um grupo de mais de 2,4 mil pessoas, a fim de avaliar o consumo de café e chás com cafeína em relação a casos de fibrose no fígado, um distúrbio que acontece quando o órgão é lesionado constantemente e não consegue se recuperar da forma adequada.

De início, os participantes responderam um questionário extenso, realizaram ultrassons e tiveram amostras de sangue coletadas, a fim de medir as concentrações de glicose no fluído e descartar outros fatores, além do consumo do café ,que poderiam interferir no funcionamento saudável do fígado. As medidas e pesos individuais também foram considerados no estudo.

Os resultados apontam que aqueles que ingeriam cafeína todos os dias tinham o órgão mais saudável, sugerindo que o consumo diário de café ou chás com a substância energizante pode ser considerado uma medida profilática contra doenças no fígado.

Além desse benefício, existem uma série de outros ganhos relacionados aos grãos, como os poderes antioxidantes, a redução de risco de doenças como Parkinson e diabetes tipo 2.

Fonte: Casa e Jardim

Visualizar |   |   Comentar     |       

Related posts

Índice de confiança do agronegócio sobe e atinge 115,1 pontos

Fabrício Guimarães

Principal florada da safra 2019/20 é registrada no BR, mas irregularidade preocupa

Fabrício Guimarães

Preço do café pago ao produtor deve subir apenas em 2021, diz Abic

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais